O Sistema OCB-Sescoop-GO realizou, no dia 21 de março, o lançamento do Dia de Cooperar (Dia C) 2017, às 8h, na Casa do Cooperativismo Goiano. O evento anunciou a parceria do programa com a Organização das Nações Unidas (ONU).
O presidente do Sistema OCB/Sescoop-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, fez a abertura do evento, deu as boas-vindas a todos e falou sobre a evolução do Dia C, que já atrai a atenção da sociedade: “Os números já são consistentes, e a sociedade já nos procura como canal de fazer ações de responsabilidade social, o que é muito natural nas cooperativas, pois um dos princípios do cooperativismo é ajudar a comunidade”, disse.
Esteve presente no lançamento do Dia C a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop Nacional, Geane Ferreira. “O dia C surgiu para apoiar práticas de responsabilidade socioambiental das cooperativas. Começou timidamente em Minas Gerais e agora está ganhando o Brasil”. De acordo com Geane, os números se superam a cada ano, e a expectativa é que aconteça o mesmo em 2017.
Ela alertou os participantes sobre o fato de que os projetos desenvolvidos pelas cooperativas no Dia C respondem ao critério sociedade do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Portanto, podem ser inscritos no Prêmio Sescoop de Excelência de Gestão deste ano.
ODS
A partir de agora, as campanhas do Dia C realizadas pelas cooperativas estarão ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. São 17 objetivos, que determinarão o curso global da ação para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas (Confira aqui os ODS).
Para falar sobre os objetivos, o evento contou com a palestra de Márcia Castro de Magalhães, engenheira e defensora da sustentabilidade, da economia circular e do desenvolvimento sustentável; e Leandro Guerra, também engenheiro e engajado na mesma causa. Ambos são voluntários da ONU e idealizadores do grupo ODS – O Mundo que Queremos.
De acordo com Márcia, as cooperativas podem identificar como os projetos realizados se encaixam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Acredito que as cooperativas vão conseguir realizar um trabalho excelente, quando começarem a fazer essa reflexão de como estão interligados”, disse.
Os palestrantes abordaram a importância da união da sociedade, de empresas e instituições em prol da construção de um mundo sustentável. “A ONU, por maior que seja, não consegue alcançar o mundo inteiro. Então, o trabalho principal dela é provocar as pessoas, as empresas, as instituições e os países a repensarem o que estão fazendo”, afirmou Leandro.
Novidades
Foram apresentados os novos materiais de campanha do Dia C 2017: banners, ecobags, camisetas, entre outros. Também foram estabelecidos novos prazos para a entrega do relatório final das ações das cooperativas participantes, conforme a data de realização dos projetos: 31 de agosto, para atividades que ocorrerem até o dia 30 de julho; e 12 de janeiro de 2018, para as ações do segundo semestre de 2017.
O Dia de Celebrar, que comemora todas as ações do Dia C em 2017, será realizado no dia 1º de julho, primeiro sábado do mês, dia em que também se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.
As cooperativas devem inscrever seus projetos pelo site nacional do Dia C e retirar o kit de divulgação na sede do Sistema OCB/Sescoop-GO. Outras informações sobre o Dia C Goiás podem ser obtidas pelos telefones (62) 3240-8909/8919/2615 ou pelo e-mail formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br
Para os membros do Conselho de Administração da Unimed Goiânia, o Dia C garante a visibilidade do cooperativismo no país: “Ao unificar as ações dos mais variados segmentos do cooperativismo no país destinadas à população, o Dia C fortalece o sétimo princípio que norteia o cooperativismo mundial, ou seja, o interesse pela comunidade na qual as empresas cooperativas estão inseridas”.