No ano de 2019, a Cooperativa emitiu 458 toneladas de gases de efeito estufa (GEE) e, como parte de sua visão de responsabilidade social e sustentabilidade, doou 2.400 mudas de árvores nativas do Cerrado para serem plantadas pelo Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar de Goiás, por meio do Programa Guardiões Ambientais Mirins, para neutralização dos gases. A Unimed Goiânia também patrocinou o fardamento da turma, que foi apresentada e participou do plantio no dia 15 de fevereiro.
Na ocasião estiveram presentes o gerente de Marketing da Cooperativa, Edney Vascurado, o vereador Gustavo Cruvinel, a major Sônia Barbosa, o 1º sargento Darildo José Leite, o diretor de Áreas Verdes, João Rodrigues, e o administrador do Núcleo Socioambiental, Jefferson Mendonça,
“Nós, da Unimed Goiânia, vemos com muita importância para o meio ambiente o Programa Guardiões Mirins e buscamos neutralizar os gases de efeito estufa que emitimos para preservar e tornar o planeta mais saudável para as próximas gerações, seguindo o lema ‘cuidar de você, esse é o plano’. E nós queremos dar a boa notícia que a Cooperativa vai patrocinar mais uma turma dos Guardiões Mirins aqui na capital”, informa o gerente de Marketing.
Sônia Barbosa
A major Sônia Barbosa agradeceu o apoio e a parceria que possibilitam que o Programa Guardiões Ambientais Mirins esteja em vigor desde 2014. “Nosso curso foca em cidadania, formação disciplinar e conceitos de civismo, agregando conceitos de fauna, flora e educação ambiental. Queremos formar uma sociedade sustentável e nada disso seria possível sem o apoio de parceiros importantes e de grande visibilidade como a Unimed Goiânia e o vereador Gustavo Cruvinel”, reconhece.
Darildo José Leite
O Programa Guardiões Ambientais Mirins tem como objetivo a sensibilização e o desenvolvimento da consciência ambiental dentro dos princípios militares e possui 33 turmas em 19 municípios de Goiás. São 32 crianças de 8 a 12 anos de escolas da rede municipal em cada turma. O 1º sargento Darildo José Leite é educador ambiental da turma de Goiânia e conta como é importante para as crianças e para o meio ambiente. “Eles passaram 4 meses estudando noções básicas sobre água, solo, fauna, flora, reciclagem, legislações ambientais e disciplina militar. Agora vão começar a prática de conservação e preservação dos recursos naturais”, explica.