Desafio consistiu em percorrer um labirinto eletrônico, que deveria ser atravessado por uma haste no formato de mulher
Na semana do Dia Internacional da Mulher, a Unimed Goiânia lançou o desafio da Desigualdade de Gênero, ação realizada no prédio administrativo na Praça Gilson Alves, no dia 7 de março; no Goiânia Shopping, no dia 8; e na corrida Circuito Mulher, que aconteceu dia 11.
O desafio consistiu em percorrer um labirinto eletrônico, composto por um circuito metálico que deveria ser atravessado por uma haste no formato de uma mulher. Os participantes tentaram atravessar o circuito sem encostar a haste na parte metálica. Ao encostar, o participante ouvia pelo equipamento frases machistas ou agressivas contra as mulheres, simulando práticas diárias vividas por milhares delas. “Mulher chora por qualquer coisa” e “Mulher minha não sai de casa sozinha” são alguns exemplos.
Fabiana Inocência Vieira e Adeans Afonso Vieira
No dia 7, a ação aconteceu das 7h às 18h no prédio da Sede Administrativa da Unimed Goiânia e envolveu beneficiários e colaboradores. Para o casal, Fabiana Inocência Vieira e Adeans Afonso Vieira, uma ação como essa estimula a mudança de atitude nem que seja aos poucos. “Uma pessoa aqui se sensibiliza com a mensagem já leva para a vida dela e se propaga. É assim que um dia todos seremos conscientes e livre de preconceitos”, explicou Adeans.
Antônio Ataíde é casado há 42 anos e afirmou que nunca levantou a voz para a esposa. “Eu nunca destratei ela de forma alguma. Me ensinaram a respeitar a mulher, a cuidar dela. Meus filhos nunca viram uma discussão nossa porque nós nos respeitamos muito”, explicou. Para ele, essas pequenas iniciativas podem fazer muitas outras pessoas se conscientizarem. “A pessoa vê aqui, percebe o mau que é fazer isso e não faz com ninguém e nem deixa alguém próximo fazer”, diz Antônio.
Camila Reis
No dia 8, o desafio foi realizado no Goiânia Shopping das 10h às 22h. Durante a ação, também foram gravados depoimentos e imagens para o filme institucional da campanha. Os participantes se mostraram bem receptivos e muitos divulgaram em suas redes sociais, parabenizando a Cooperativa pela iniciativa.
“Olhem essa campanha sensacional da Unimed Goiânia em homenagem ao Dia da Mulher! Estão de parabéns, tem muita gente precisando ouvir isso para poder se conscientizar nesse dia tão importante”, falou, em um vídeo postado em sua rede, a promotora de eventos Camila Reis.
Renata Becker
No dia do Circuito Mulher, a ação aconteceu nos estandes da corrida de rua no Shopping Bougainville. A corredora Renata Becker foi convidada pela primeira vez a correr na edição passada, mas não tinha condições físicas. Hoje, com 34 kg a menos e muita força de vontade, ela vai finalmente poder aproveitar a corrida tão esperada.