Imposto de Renda Solidário mobiliza cooperados

Parceria feita entre a Unimed Goiânia e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Goiânia permite a destinação de parte do imposto de renda dos cooperados interessados ao apoio dos projetos de inclusão da instituição para crianças e jovens carentes, portadores de deficiência intelectual e múltipla.

Qualquer pessoa ou empresa no Brasil pode destinar uma parte do seu imposto de renda para os projetos sociais da APAE aprovados no Fundo da Infância e Adolescência (FIA). 

A doação pode ser feita diretamente no contracheque ou por depósito na conta corrente do Fundo da Infância e da Adolescência. Se as doações forem realizadas dentro do ano de referência (até 31/12), a pessoa física pode descontar até 6% do IRPF devido na declaração (modelo completo) e a pessoa jurídica deduz até 1% do IRPJ devido no lucro real.

Não existe ônus, custo ou taxas para que os doadores façam a doação por se tratar de um simples redirecionamento do imposto de renda.

O artigo 87 da Lei 12. 594/2012 inovou ao possibilitar às pessoas físicas efetuar a doação após o encerramento do ano e até o dia 30 de abril ou no momento do envio da sua declaração de Imposto de Renda. Porém, para as doações realizadas nesse período, a dedução fica reduzida e limitada a 3% do imposto devido na declaração.

No caso das pessoas físicas, que têm imposto retido na fonte, também é possível realizar a doação para posterior devolução de parte do imposto aplicado em incentivo. Neste caso, requer-se que a opção da declaração seja a completa.

Agradecimento

Albanir Pereira Santana

"É com orgulho que a APAE Goiânia agradece a importante parceria firmada com a Unimed Goiânia que possibilita aos médicos e profissionais da saúde tornarem-se um Médico Solidário Amigo da APAE e colaborar com nossa missão de promover a inclusão e a dignidade da pessoa com deficiência. Através deste gesto de solidariedade, os associados da Unimed Goiânia podem se tornar protagonistas na história de superação de centenas de crianças e jovens carentes com deficiência intelectual e múltipla", agradeceu o presidente da APAE Goiânia, Albanir Pereira Santana.

Há mais de 50 anos, a APAE desenvolve projetos de inclusão de milhares de crianças e adolescentes com deficiência em todo o Brasil. Segundo o presidente, o apoio de parceiros sempre foi imprescindível para tornar possível a continuidade do trabalho.
"Essa ação solidária é decisiva no auxílio a vários projetos e programas de atenção integral à pessoa com deficiência, que diariamente mudam para melhor a vida de nossas crianças e jovens, promovendo seu desenvolvimento global e inserção social. E é graças a parceiros de caminhada como a Unimed Goiânia e seus associados, que apostam e lutam pela causa da pessoa com deficiência, que a APAE espera celebrar muitas conquistas e superar cada vez mais as barreiras e os desafios da luta em prol da inclusão e da acessibilidade", garante ele.