Papel de parede criado para motivar mais doadores
Com apenas dois dias de doações, a Campanha de Doação de Sangue "Que Herói é Você?", lançada pela Unimed Goiânia em outubro, aproximou-se muito da meta estabelecida de 200 bolsas de sangue coletadas em 2013 e 2014. Até agora foram coletadas 119 bolsas.
Primeiro dia da Campanha
No primeiro dia da campanha (6 de outubro), foram recebidas 82 doações na sede administrativa; e no segundo dia (8 de outubro), mais 37 no SAU II.
Próximos dias:
Uma unidade móvel (ônibus) do Hemocentro e do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) estarão presentes com uma equipe de profissionais treinados em mais três pontos estratégicos da Unimed Goiânia para receber as doações:
- 20 de outubro, das 8h às 16h, na Unimed Goiânia Corretora (Av. T-9, quadra G19, lote 21, nº 276, Setor Marista);
- 21 de outubro, das 8h às 16h, no Centro Clínico (Rua 104, quadra F-21, lotes 12/14, Setor Sul);
- 28 de outubro, das 8h às 16h, no atendimento do Intercâmbio (Rua C-149, quadra 287, lote 12, Jardim América).
"Estamos muito felizes com a grande adesão à campanha e convidamos nossos colaboradores e cooperados, que ainda não doaram, para participarem e fazerem a diferença. Temos muitas pessoas necessitando de sangue diariamente. A doação é um ato de amor por alguém que você nem conhece. Ao se tornar um voluntário e, conscientemente, sair da sua rotina diária, o doador transforma-se em um herói, que será eternizado no coração de alguém que, provavelmente, nunca conhecerá", explica o diretor de Mercado, Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%, sendo apenas 1,8% da população brasileira doadora.
As transfusões de sangue fazem a diferença nas situações entre a vida e a morte de centenas de pacientes todos os dias. Diariamente acontecem milhares de cirurgias, acidentes e queimaduras profundas que carecem de transfusões assim como os portadores de leucemia, hemofilia e anemias.
Ademais, a doação de sangue é um ato seguro que não provoca quaisquer prejuízos à saúde de quem doa. O doador irá dispor apenas de 30 minutos do seu tempo e dará a outras pessoas a chance de viver por muitos anos. Em uma só doação, três a quatro vidas são beneficiadas.
Quem pode doar
- Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 aos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as normas e documentos necessários para a doação. Os demais critérios são válidos para todos.
- Para doar sangue é necessário apresentar um documento original e oficial que contenha foto, filiação e assinatura: Carteira de Identidade, carteiras de Conselhos de Classes reconhecidos oficialmente, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação.
- Quem tem e está com boa saúde.
- Quem pesa acima de 50 kg.
- Quem dormiu bem na noite anterior à doação.
- Mulheres, mesmo que menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.
Quem não pode doar
Lembrando que: Não se deve doar sangue em jejum. Pela manhã, alimentar-se antes evitando alimentos gordurosos; após o almoço ou refeições gordurosas é necessário aguardar três horas para efetuar a doação.