arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Propriedades nutricionais do tomate






O Tomate é um alimento rico em ácidos orgânicos, vitaminas A,B e C, além de ser um excelente tempero e ter funções que podem ser administradas como remédios. Sem contar que a estimulação da secreção gástrica e da ação depurativa do sangue, é auxiliar em tratamento de pele, gota, reumatismo, astenia e prisão de ventre, favorece o crescimento e a ossificação, além de ser auxiliar contra as infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares. É eficaz em tratamentos contra a caspa e queda de cabelos.

No caso de queimaduras de Sol, o suco de tomate pode ser passado no local várias vezes por dia. Os tomates são as fontes alimentares mais ricas em anticoagulantes. O tratamento de cálculos renais pode ser auxiliado por chá de tomateiro, pois este chá tem a propriedade de eliminar o ácido úrico, e sendo diurético auxilia na eliminação dos cálculos renais.

O licopeno presente no tomate é a substância responsável pela cor vermelha do fruto. O licopeno ajuda a diminuir os riscos de câncer pois tem uma atividade antioxidante ( 10 x maior que os outros carotenóides) que atua neutralizando radicais livres, protegendo contra a oxidação das células e estimulando o sistema imunológico. Além da prevenção do câncer de próstata o licopeno também está associado com a prevenção do câncer de mama , bexiga, trato gastrointestinal, colo uterino, pele e pulmão. O licopeno também pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição da aterogenicidade, pois sua ação antioxidante, diminui a oxidação do LDL colesterol. Estudos Europeus mostram que o nível de carotenóides no tecido adiposo está inversamente associado com o risco de enfarto do miocárdio. Uma nova pesquisa que teve 14 meses de duração sugere que o licopeno, um carotenóide encontrado nos tomates e associado à diminuição do risco do câncer de próstata, não age sozinho. Cientistas da University of Illinois - Urbana-Champaign e da Ohio State University dizem que o efeito do licopeno é mais forte se combinado com outros fitoquímicos do tomate.

Licopeno generalidades

O licopeno é um carotenóide e como todos carotenóides funciona como um poderoso antioxidante que age na neutralização de radicais livres, proporcionando proteção contra danos oxidativos, além de estimular a função do sistema imunológico. Entretanto, na nutrição humana, até recentemente, atenção especial havia sendo dada para aqueles carotenóides com atividade pró-vitamina A, como o alfa-caroteno e o beta-caroteno. Somente agora o licopeno tem merecido destaque, sendo considerado o carotenóide mais promissor para a nutrição e saúde humana, apresentando uma atividade antioxidante dez vezes maior que o beta-caroteno.

Descoberta do Tomate 

O tomate foi descoberto por volta de 1540 no sul do México. Inicialmente, de coloração amarela, era utilizado pelos índios mexicanos como plantas ornamentais devido à beleza de seu fruto, que encantou também colonizadores europeus, sendo levado para a Itália com o nome de Pomodoro (Fruto de Ouro). Em 1750, já com a coloração avermelhada devido às variações do clima europeu, foi para os Estados Unidos, ainda como plantas ornamentais, se tornando alimento no século XIX. Sua cor amarela nunca mais foi encontrada, até meados de 1994, quando houve uma mutação genética e apareceu novamente em uma planta na propriedade do Sr. Ewaldo Cláudio Soares, no município de Coimbra..O tomate como alimento - O tomate é utilizado em saladas, extrato de tomate, ketchup, sucos e até aperitivo.

Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia

Desenvolvido por: Dr. Edson Credidio - Médico Nutrólogo - Título de Especialista em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos pela Unicamp - Coordenador do Sistema Nutrosoft -  Coordenador do Selo ABRAN - Diretor da ABRAN - Professor de Dietoterapia da USP-RP, Membro da International Colleges for the Advancemente of Nutricion-USA.

${loading}