Projeto 'Minha Voz' Celebra Histórias de Superação e Acolhimento
23 de outubro de 2024
Evento realizado no dia 11 de outubro, fez parte das ações do Outubro Rosa. Roda de Conversa emocionou pacientes e reforçou a humanização no tratamento oncológico
Foto: Kallita Guedes/Unimed Goiânia
O Centro de Especialidades Unimed (CEU) foi palco de um encontro profundo e transformador, onde pacientes em tratamento oncológico, familiares e colaboradores compartilharam suas histórias de luta e superação. Em um ambiente de acolhimento e troca, a Roda de Conversa "Minha Voz" trouxe à tona relatos que emocionaram a todos, fortalecendo os vínculos entre os participantes e lembrando a importância do autocuidado. O evento, realizado no dia 11 de outubro, fez parte das ações do Outubro Rosa, um mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.
Entre os depoimentos mais tocantes, está o da técnica de enfermagem da Unimed Goiânia, Kellen Nariane, que venceu o câncer de mama. Ela compartilhou sua jornada durante o processo de tratamento. "Decidi fazer deste obstáculo uma oportunidade de ressignificar minha história de vida. Hoje, sou uma vencedora e compartilho minha superação para inspirar outras mulheres que estão passando por esse desafio", disse.
Outro relato emocionante foi o da beneficiária Osaíres Alvez de Souza, que relembrou o impacto devastador do diagnóstico, mas também a força que encontrou na equipe do CEU e no apoio de sua família. "Meu mundo desabou quando recebi a notícia, mas, com a graça de Deus, fui muito bem acolhida pela equipe do Centro de Especialidades. Desde a recepção até os enfermeiros, médicos e todos os profissionais, sempre fui tratada com muito carinho e atenção. Minha mensagem para quem está enfrentando o câncer é que tenha fé. Não é um tratamento fácil, mas, com fé e bons profissionais, como os da Unimed, o milagre acontece”, contou.
A psicóloga da Unimed Goiânia, Fernanda Telles, que conduziu a roda de conversa, ressaltou que o câncer afeta mais do que o corpo, atingindo o emocional e a essência das pessoas. "É nesse momento de vulnerabilidade que também encontramos a força para aceitar nossa nova condição e redescobrir nossa essência", afirmou. Ela lembrou da importância do cuidado que vai além do técnico, colocando a humanização como ponto central no tratamento.
A Roda de Conversa "Minha Voz" reforçou o papel do apoio emocional no enfrentamento do câncer de mama. A ação teve como objetivo evidenciar a importância da união entre pacientes, familiares e profissionais de saúde no processo de cura, além de reforçar o compromisso da Unimed Goiânia com um atendimento humanizado e integral, que valoriza tanto o cuidado clínico quanto o bem-estar emocional dos pacientes.