Aumento dos casos de dengue e H1N1 em Goiás reforça necessidade de prevenção e vacinação para conter surtos
Dose de reforço da vacina contra a gripe, disponível na rede particular, é uma medida adicional de proteção. Foto: divulgação Freepik
Em 2024, Goiás enfrenta o pior cenário já registrado para a dengue, com 306.632 casos confirmados e 405 óbitos, um aumento de 296% em relação a 2023, que teve 60.474 casos, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Esse ano também foi marcado pelo agravamento das complicações respiratórias, com 768 registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atribuídos à influenza, o que demonstra a gravidade da situação e destaca a importância de medidas preventivas e da vacinação. A dose de reforço da vacina contra a gripe, disponível na rede particular, é uma medida adicional de proteção.
O vírus H1N1 exige atenção redobrada, especialmente para os grupos vulneráveis, como idosos, crianças e portadores de doenças crônicas. Embora o esquema público de vacinação contra a gripe não inclua a dose de reforço, clínicas particulares como a Unimed Vacinas disponibilizam essa opção para quem deseja reforçar a imunidade durante o aumento dos casos.
O diretor de provimento da saúde, Dr. Francisco Albino Rebouças Jr., explica a importância de medidas preventivas e opção pela dose de reforço. “O atual cenário epidemiológico, com uma alta histórica nas internações e mortes, exige que todos adotem práticas preventivas e considerem a vacinação como uma medida essencial contra a gripe. Ainda que a dose de reforço não seja obrigatória, ela contribui para a redução de casos graves e o controle de surtos, protegendo especialmente os mais vulneráveis e reduzindo o risco de fatalidades”, afirma.
A Unimed Goiânia – Cooperativa de Trabalho Médico, por meio da Unimed Vacinas, disponibiliza o reforço da vacina contra a gripe, contribuindo para a proteção da saúde coletiva e reforçando a conscientização sobre a importância da prevenção. Para mais informações sobre vacinas e cuidados preventivos, a população podem entrar em contato através do telefone (62) 3524-6800.