Prestadores de Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia e Clínicas Ambulatoriais
a) Acreditação de serviços de saúde com identificação da entidade acreditadora
Certificação dos serviços de saúde que avalia o desempenho da instituição como um todo, e não do profissional individual. Reconhece que o laboratório, clínica ou ambulatório acreditado respeita os padrões de qualidade e desempenho adequados ao seu tipo de atendimento.
Metodologias:
Padrão nacional de qualidade
Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por meio do manual próprio com reconhecimento da Anvisa/Ministério da Saúde.
Padrão nacional de qualidade
Acreditado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC),certificado concedido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML).
Padrão nacional de qualidade
Acreditado pelo Sistema Nacional de Acreditação (DICQ). Certificado concedido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.
b) Participação no Sistema de Notificação de Eventos Adversos (Notivisa) da Anvisa
Comunicação de eventos adversos
Sistema eletrônico gerenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para receber notificações dos estabelecimentos de saúde. A participação no Notivisa demonstra que o laboratório, clínica ou ambulatório comunica à Anvisa os casos confirmados ou suspeitos de efeitos inesperados, que podem variar de alergia a óbito, por exemplo. Problemas em relação a produtos ou aparelhos utilizados em clínicas e laboratórios também são comunicados.
c) Participação no Programa de Monitoramento da Qualidade dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (Qualiss) da ANS
Qualidade monitorada
Programa da ANS que monitora, avalia e divulga o desempenho dos laboratórios, clínicas e ambulatórios no setor de planos de saúde (saúde suplementar). A ANS divulgará, periodicamente, em seu portal eletrônico, os resultados das instituições que atendem ao mínimo de qualidade esperada.